Morte de ex-jogador Freddy Rincón, Rússia alerta Otan contra adesão de países e mais de 14 de abril

Giovanna Galvani
A morte do ex-jogador Freddy Rincón, ícone colombiano e do Corinthians, e os alertas da Rússia sobre a adesão da Finlândia e Suécia à OTAN são os principais destaques desta quinta-feira (14).

**Freddy Rincón morre aos 55 anos após acidente de carro**

Freddy Rincón, ex-jogador de futebol colombiano e ídolo do Corinthians, faleceu na noite de quarta-feira (13) na Colômbia, aos 55 anos, segundo informou a Clínica Imbanaco de Calí. Ele estava internado após um grave acidente de carro na segunda-feira (11). O Corinthians lamentou a perda nas redes sociais: “É com tristeza que nos despedimos de um grande ídolo. Nosso capitão no primeiro título mundial, Freddy Rincón, faleceu na madrugada desta quinta-feira.”

**Rússia adverte a OTAN sobre adesão da Finlândia e Suécia**

A Rússia alertou a OTAN nesta quinta-feira (14) que, se Finlândia e Suécia se unirem à aliança militar liderada pelos Estados Unidos, precisará reforçar suas defesas na região, incluindo a possível instalação de armas nucleares. A Finlândia, que tem uma fronteira de 1.300 km com a Rússia, e a Suécia estão considerando essa adesão. A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, afirmou que uma decisão será tomada nas próximas semanas.

**EUA começam a fornecer armamento pesado à Ucrânia**

Os Estados Unidos, pela primeira vez desde o início da invasão russa à Ucrânia, estão enviando a Kiev armamentos pesados que anteriormente eram considerados arriscados por autoridades do governo Biden. Este novo pacote de armas é um indicativo de que a dinâmica da guerra na Ucrânia está mudando, e a Ucrânia precisará de novos equipamentos para enfrentar as forças russas, que se reagrupam após os primeiros fracassos.

**Conselho da Petrobras se reúne para eleger novo presidente**

O Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta quinta-feira (14) para eleger o novo presidente da empresa. José Mauro Ferreira Coelho foi aprovado na noite anterior para integrar o conselho, uma formalidade necessária para assumir o cargo. Se eleito, Coelho tomará posse ainda hoje.

**Resultados de brasileiros na Libertadores**

O primeiro confronto entre clubes mineiros na história da Copa Libertadores terminou em empate. No Mineirão, Atlético-MG e América-MG ficaram em 1 a 1. Além disso, o Corinthians venceu o Deportivo Cali por 1 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo.